Com informações da Assessoria de Imprensa — A Fliporto está de volta. Será essa semana, em novembro de 2024, na sua décima terceira edição, entre os dias 14 a 17. Seu Congresso Literário será no Mercado Eufrásio Barbosa, Olinda, local das palestras.
As palestras são gratuitas, mas é preciso se inscrever antes pela plataforma Sympla do site menos a palestra de abertura que foram franqueados 30 lugares pelo Sympla e cem para convidados. Caso não chegue até 10 minutos antes, dará o direito a outra pessoa preencher a vaga.
Terá a Livraria do Jardim, que será a livraria oficial do evento. Terá serviços de transporte (vans) para buscar quem estacionar nos Shoppings Tacaruna e Patteo, como estacionamento de apoio.
Os homenageados são o escritor Raimundo Carrero e Chico Science, nos 30 anos do seu disco da Lama ao Caos com a Nação Zumbi.

O evento será aberto pela escritora e acadêmica Rosiska Darcy, que irá fazer a palestra Os tempos que correm, sobre o contemporâneo, falando de um tempo acelerado. Também será lançada a nova edição da revista da Academia Brasileira de Letras, que ela coordena.
Raimundo Carrero, com mediação de Mário Hélio, irá falar sobre a importância das festas literárias para a literatura brasileira contemporânea e a formação de novos autores.
A contemporaneidade da obra de Chico é grande. Vai do homem caranguejo e da Geografia da Fome de Josué de Castro, ainda muito presentes, em um mundo marcado pela desigualdade e solidão, na era das redes sociais. É sobre esse mundo caótico e de homens famintos, que ele falou e deixou um legado que nos inspira, no seu genial disco da Lama ao Caos com a Nação Zumbi.
A Fliporto trará os 500 anos de Camões, celebrado esse ano. Também não faltará o tema literatura e inteligência artificial.

Teremos uma peça O último dia de Kafka da lavra do escritor Cláudio Aguiar, que completa 80 anos em 2024, nos 100 anos de falecimento de Kafka.
Teremos Jessier Quirino em palestra e lançando o seu último livro, na sexta feira.
A Fliporto traz um prêmio literário como parceiro, que estreia o seu primeiro prêmio, que é o “Prêmio Caminhos” sob a coordenação do reconhecido Henrique Rodrigues, ex-coordenador do prêmio SESC.
A Fliporto apresenta o Olinda das Artes, que é vários ateliês de Olinda abrindo com a obra de seus artistas, circuito gastronômico, integrando nesses lugares saraus e outras atividades, que deverá permanecer no último sábado de cada mês, voltando a integrar o calendário da cidade, com site próprio, tendo a curadoria da artista Sil Karla. Daremos início ao lançamento do Primeiro Salão de Artes Plásticas de Olinda, que acontecerá em 2025.
O homenageado da Olinda das Artes/Fliporto é o pintor Di Farias.
Uma exposição de fotografias e textos, Pernambuco, Jardim dos Baobás, da minha curadoria.
O site da Fliporto, que se chamará Fliporto em movimento, será permanente como um portal da Fliporto e de notícias culturais.
Em 2024, a Fliporto anuncia, que em 2025, fará também a edição Fliporto Portugal, em Aveiro, local do Porto Digital Europa, na semana da Aveiro Techweek. É a Fliporto internacionalizando ainda mais a suas atividades.
Certamente será um momento de beleza e reflexão em um mundo caótico, faminto de várias fomes e disruptivo. Afinal, como disse Dostoievski: “a beleza salvará o mundo”.
Antônio Campos
Curador Geral









