Por Rose Albuquerque – Após questionamentos apresentados por artistas locais, um interlocutor da Fundação Cultura do Recife confidenciou ao nosso blog, em off, que a ampliação de dias de festa permitiu uma programação que vai contemplar todos os ritmos nacionais e locais.
Além disso, ele chamou a atenção para a programação de todos os polos que contam com a apresentação de artistas locais. “Em todos os polos temos atrações de artistas daqui e de fora. Quase 90% das atrações do carnaval são de Pernambuco”, destacou.
O Carnaval, que ganhou mais um dia de festa, neste ano, terá a abertura, na quinta-feira (08/02), e o encerramento na terça-feira (13), na praça do Marco Zero. Outra novidade será a presença de mais uma noite temática: a noite do frevo, no Dia do Frevo (09/02). As noites temáticas já conhecidas são: brega (sábado), samba (domingo) e rock (segunda).
De acordo com a programação, disponibilizada pela Prefeitura, 29 grupos de afoxés farão a lavagem das ruas do bairro do Recife. Em seguida, a Orquestra Popular do Recife, com Ademir Araújo, receberá a participação especial de Marrom Brasileiro. Na sequência, o tradicional encontro de maracatus fará uma homenagem aos 80 anos de Naná Vasconcelos. Entre as participações especiais estará o pianista pernambucano Amaro Freitas.

Ainda na noite de quinta, terá show em homenagem a Chico Science, comandado pela filha Louise Taynã (conhecida como Lula Lira), com participação de Isadora Melo, Karina Buhr, Toca Ogan, Ylana Queiroga, Jorge du Peixe, Maciel Salu e Céu. Em seguida, Gilberto Gil se apresentará, e para coroar a noite, a cantora Raphaela Santos.
No Dia do Frevo (09/02), a noite no palco do Marco Zero, promete “frever” ainda mais o folião com as agremiações de frevo, show com Maestro Forró, com a sua Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, recebendo diversos convidados. A Orquestra de Frevo do Mundo receberá Otto, Arnaldo Antunes, Uana, Martins, Lenine e Céu. A diva Ludmila fará a sua apresentação e, na sequência, Priscila Sena fará o encerramento.

No sábado (10/02), além dos shows de Nena Queiroga (com participação de Almir Rouche e Romero Ferro), Vanessa da Mata, Marcelo Falcão, Luiza Sonza (com participação de afoxés), o Marco Zero se transformará na Capital do Brega, com diversas apresentações de MCs e cantores do cenário brega de Pernambuco.
O domingo (11/02), que tradicionalmente se transforma no dia do samba, terá apresentações de Karynna Spinelli, Mart’nália, Mumuzinho, Dilsinho e Thiaguinho. Na segunda (12/02), o rock de Nação Zumbi, Matuê, Paralamas do Sucesso e Pitty animarão o público que é fã do gênero musical.
Para finalizar a festa, na terça (13/02), Lenine e Spok abrirão as alas para uma das homenageadas da festa, Lia de Itamaracá, que receberá os convidados: Alceu Valença, Elba Ramalho, Samuel Rosa e o Orquestrão.
Matéria relacionada:
Artistas pernambucanos questionam programação de Carnaval. “Tem muito baiano”









