Da redação do blog — A polícia brasileira prendeu nove pessoas envolvidas em um esquema de golpe em aplicativos de troca de mensagem. O golpe envolveu a criação de grupos falsos de investimento em que as vítimas investiam dinheiro com a promessa de altos retornos financeiros.
A investigação apontou que mais de 20 mil pessoas em todo o país foram lesadas e diversas contas em paraísos fiscais foram identificadas com valores que ultrapassam R$ 1 bilhão. As polícias de outros estados já investigam ramificações do golpe.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/m/E/Rj4WaBSemmKBBmnyMKpA/g1-1-.png)
Entenda o golpe
O golpe consistia em atrair as vítimas para grupos virtuais de investimentos financeiros muito lucrativos, geridos por uma plataforma digital de investimentos online. As vítimas eram pressionadas a fazer aplicações rapidamente, com a promessa de altos rendimentos.
O dinheiro investido era desviado para contas de criminosos, principalmente no exterior, e as transações eram feitas por meio de sites e aplicativos seguros, criando uma aparência de legitimidade.
Os suspeitos foram identificados após ostentarem seus ganhos em perfis de redes sociais e alugarem luxuosas salas comerciais para dar credibilidade ao golpe.