Por Luiz Roberto Marinho – A pesquisa Datafolha, encomendada pela rádio CBN e divulgada nesta quarta-feira (29), que apontou uma diferença de 22 pontos percentuais para João Campos (PSB) na disputa pelo governo, registrou, contudo, dados positivos para Raquel Lyra (PSD): embora sua gestão tenha 55% de desaprovação na Região Metropolitana do Recife (RMR), ela obtém 62% de aprovação no interior, resultando em uma aprovação de 57% em todo o estado.
No total, 57% dos pernambucanos aprovam o trabalho da governadora, 39% desaprovam e 4% não souberam responder.
Quando os entrevistados foram convidados a classificar o governo, 36% o consideraram ótimo ou bom, 37% regular e 24% ruim ou péssimo.
Mesmo com aprovação de 62% no interior e desaprovação de 55% na RMR, o Datafolha registrou 41% de aprovação na Região Metropolitana do Recife. Já entre os eleitores do interior, apenas 33% desaprovam a gestão de Raquel. Com 14 municípios — incluindo a capital —, a RMR responde por 41,7% do eleitorado de Pernambuco e é, portanto, crucial em qualquer eleição para o governo.
Com o cofre recheado, a governadora anunciou, em setembro, R$ 1 bilhão em investimentos na RMR, com o lançamento de 50 licitações que priorizam a saúde — com reformas de hospitais e construção de maternidades — e a segurança, com a instalação de dois batalhões da Polícia Militar e três delegacias de polícia.
Até agora, Raquel Lyra conta com o apoio de oito dos 14 prefeitos da Região Metropolitana, mas a maioria deles, como os de Olinda e Paulista, tem administrações abaixo da média, o que certamente pode tirar pontos da governadora.









