Da Redação do Blog – “Está pior do que o Hospital da Restauração”. O desabafo é da tutora de um cão que esperou, por várias horas, atendimento no Hospital Veterinário do Recife, nesta quinta (20). Ela fez referência ao HR, a maior emergência da rede pública de Pernambuco, que sofre com superlotação de pacientes há muitos anos e não tem perspectiva de melhoria.
A unidade é da prefeitura e está sob coordenação da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda), que tem como titular a vereadora Andreza Romero. Em maio deste ano, ela assumiu o cargo prometendo ”atender as demandas e ampliar o trabalho que vem sendo realizado”.
O nosso blog esteve no Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR), no bairro do Cordeiro, na manhã desta quinta, e acompanhou o sofrimento das pessoas. Também constatou, de perto, com que a dona do cão disse e comprovou que está longe a ideia de ampliação de atendimento prometida pelos gestores.
Desde a entrada do hospital, era possível observar pessoas com seus animais esperando. Do lado de dentro, faltavam cadeiras para os donos de pets sentarem enquanto aguardavam o chamado para as consultas. Em vídeo, Pierre, que estava com a cadela Lola, contou que chegou ao hospital por volta das 7h, no horário da abertura, e já não teve como conseguir atendimento. “Tem que melhorar muito”, declarou. A dona de outro cachorro resumiu a situação: “uma lotação danada”.
Veja o vídeo:
Donos de "pets" denunciam superlotação no Hospital Veterinário do Recife: "É o HR dos animais" pic.twitter.com/C161sP702W
— Ricardo Antunes (@blogricaantunes) July 20, 2023
O hospital atende de segunda a sexta, das 7h às 18, e aos sábados e domingos, das 7h às 13h.
No site, a prefeitura informa que é possível fazer agendamento para castrações.

Polêmicas:
A vereadora Andreza Romero, que comanda a secretaria executiva, e marido dela, o deputado estadual Romero Albuquerque, têm um histórico cheio de polêmicas por causa da defesa da chamada “causa animal”. Em 2020, por exemplo, o Conselho Regional de Medicina Veterinária questionou um aplicativo lançado pelo casal. A entidade alegou que o sistema “cometeu irregularidades”, por realizar atendimentos virtuais e marcar mutirões de castração sem o devido registro oficial.
No ano passado, o Romero foi filmado dando um murro na cara de um homem por causa de um cachorro.
Como se não bastasse, ele colocou o vídeo da agressão nas próprias redes sociais e o vídeo viralizou. O agora deputado fez questão de se exibir com o ato de violência.
O blog entrou em contato com a prefeitura do Recife para saber se aconteceu algum problema no hospital e se há possibilidade de ampliação do atendimento. Quando a resposta for enviada, será acrescentada ao texto original., como o Outro Lado.