Por Ricardo Antunes — “Muito poderia ter sido feito e existes falhas no processo urbano da cidade e Pernambuco já sofre com isso há muito anos”. Foi com essa frase que o governador Paulo Câmara (PSB) admitiu em entrevista ao jornalista Roberto Cabrini que o estado tem sua parcela de culpa na tragédia que deixou 128 mortos após as fortes chuvas no Grande Recife.
No programa Câmara Record exibido, ontem à noite, ele concordou em ver a reclamação de vários moradores do Jardim Monteverde onde morreram cerca de 19 pessoas.
Meio que constrangido, Paulo Câmara viu pelo Ipad vários depoimentos que o premiado jornalista colheu no local. “O que dizer para essas pessoas?”, perguntou Cabrini. “Temos responsabilidade sim, todos os entes públicos tem responsabilidade”, afirmou ele . “E qual a sua responsabilidade?”, quis saber Cabrini. “Nossa responsabilidade é que temos que estar preparados para eventos como esse, pois os sinais já eram muito claros”, disse Paulo Câmara (PSB), numa postura que deve ser elogiada pela humildade e pelo reconhecimento de que, há décadas, o poder público negligenciou, o tema do ordenamento das cidades e de uma política pública de habitação que evitem que milhares de pessoas morem nas encostas dos morros em todo o Brasil.
“Não temos como voltar atrás, mas temos como evitar que novas tragédias se repitam e vamos trabalhar para isso, além de dar, toda a assistência aos familiares da vítima”, concluiu.
Veja a entrevista:
https://youtu.be/3EvFuJm84YE







