Da Redação do Blog — Com a evolução constante da internet, novas profissões têm emergido e se transformado a cada dia. O surgimento das redes sociais e a adesão massiva das plataformas online por milhares de usuários têm dado origem a novas carreiras relacionadas a esse universo digital. Hoje, blogueiros, tiktokers e youtubers são alguns dos exemplos mais notáveis, e eles têm suas rendas baseadas no conteúdo que produzem para a internet.
Essas figuras, conhecidas como influenciadores digitais, são indivíduos que criam conteúdo online com o objetivo de atrair um público que se identifique com os assuntos que abordam ou o estilo de vida que seguem. Embora essas carreiras muitas vezes sejam glamourizadas devido à relação com grandes marcas e brindes (“recebidos”), a realidade por trás delas é que exigem cada vez mais estudo, dedicação e habilidades por parte dos profissionais.
O fenômeno dos influenciadores digitais e o crescimento constante das carreiras relacionadas à internet podem gerar opiniões divergentes, principalmente devido à falta de conformidade com os caminhos tradicionais de construção de carreiras no mercado de trabalho. Para entender a percepção dos brasileiros sobre esse novo cenário profissional, a plataforma de currículos online, Onlinecurriculo, realizou uma pesquisa entrevistando 1000 pessoas de todas as idades e regiões do Brasil.

Os resultados da pesquisa mostram que, de forma geral, há uma visão positiva sobre o surgimento dessas novas profissões, que se alinham com o cenário contemporâneo do mercado de trabalho e a expansão da internet e das redes sociais. Entre os respondentes, 22% acreditam que essas são carreiras que estão funcionando no mercado atual, enquanto 21% acreditam que são promissoras e continuarão ganhando espaço. Outros 19% veem essas carreiras como alinhadas com o momento atual, mas têm dúvidas sobre sua sustentabilidade a longo prazo. Além disso, 19% pensam que novas profissões poderão surgir a partir dessas carreiras, enquanto 14% não consideram essas atividades como profissões propriamente ditas.
Augustine, especialista em carreiras da Onlinecurriculo, observa que “as opiniões sobre as carreiras que surgem com o desenvolvimento da internet e das redes sociais ainda são bastante divididas, o que é normal quando uma novidade está emergindo. De qualquer forma, é importante validar e dar espaço para o que é novo, um movimento que também estamos observando com o desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial, por exemplo. Muitos jovens e crianças já veem nesses trabalhos seus sonhos de carreira, e essas podem ser profissões que seguirão surpreendendo no futuro.”
O cenário das carreiras digitais está em constante evolução, e a pesquisa da Onlinecurriculo destaca a necessidade de adaptabilidade e abertura para novas oportunidades no mundo do trabalho, à medida que a internet e as redes sociais continuam a moldar a maneira como as pessoas se conectam e ganham a vida online. Independentemente das opiniões divergentes, uma coisa é certa: as carreiras na era digital estão aqui para ficar e continuam a redefinir o mercado de trabalho.









