A prefeitura de Ipojuca anunciou, na quarta (18), medidas de contenção contra o avanço da Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, que registrou 22 casos em Pernambuco. Entre elas, está a redução do número de passeios de jangadas em Porto de Galinhas e o aumento na distância de mesas e cadeiras em barracas de praia nos 33 quilômetros da orla do município, no Litoral Sul.
Nas piscinas naturais, um dos pontos turísticos que concentra mais visitantes em Ipojuca, passam a ser realizados 10 passeios de jangadas por dia, 70 a menos que o rotineiro. Os passeios a pé foram suspensos na terça-feira (17).
O número de pessoas por jangada também foi reduzido de seis para quatro passageiros por viagem, sendo uma pessoa em cada banco, no período máximo de 40 minutos.
No caso de filas no embarque, a prefeitura orienta que seja mantida uma distância de dois metros entre as pessoas. A cada passeio, a jangada deve ser completamente higienizada.
As barracas de praia também passam por adaptação para evitar aglomerações. De acordo com a prefeitura, os conjuntos de cadeiras e mesas com guarda-sol devem manter a distância de dois metros entre eles.
Maquinetas de pagamento, cadeiras, mesas e qualquer objeto utilizados devem ser imediatamente higienizados após a desocupação das mesas e cadeiras.
Os proprietários de bares e restaurantes também devem organizar os estabelecimentos de acordo com o afastamento de dois metros entre as mesas e adotar as mesmas medidas de higienização.
Outras medidas no município
A prefeitura de Ipojuca também suspendeu as aulas da rede municipal, mas informou que a distribuição de merendas não será interrompida. Ainda não foi decidido, no entanto, como será feita a entrega dos alimentos.
O município também proibiu a realização de eventos com público maior que 50 pessoas, devido à pandemia do novo coronavírus. A decisão é por conta do decreto do governo do estado na terça-feira (17).