Da Redação do Blog – O jornalista investigativo Ricardo Antunes obteve mais uma vitória judicial: foi absolvido nesta terça-feira (19) pelo juiz Carlos Fernando Carneiro Valença Filho, da 1ª Vara Criminal do Recife, da acusação de calúnia, injúria e difamação feita pela dona de creches Jaciara Vieira Gomes de Melo, e pelas filhas delas, Tamira e Talita, por reportagens sobre a máfia das creches patrocinadas pela Prefeitura do Recife, da qual são integrantes.
O juiz considerou não terem havido provas suficientes na acusação, invocando o artigo 386, item VII, do Código de Processo Penal. Em várias reportagens exclusivas, Antunes publicou que Jaciara Viera Gomes de Melo, dona de cinco creches mantidas pela prefeitura na Zona Oeste, havia sido condenada por estelionato, falsidade ideológica e falsificação de documentos em Pernambuco e Rondônia.
Em setembro de 2024, outra reportagem exclusiva divulgou parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontando desrespeito à regulamentação das parcerias, favorecimento político e falta de transparência na contratação de creches pela Prefeitura do Recife meses antes da campanha eleitoral municipal.
O Blog e o Instagram do jornalista, com mais de 130 mil seguidores e considerados dos mais conceituados e combativos do Nordeste, revelaram também que a criação e o credenciamento das creches de Jaciara Vieira Gomes de Melo junto à gestão do prefeito João Campos (PSB) foram meteóricos. Instituídas em novembro de 2023, já no início de 2024 estavam recebendo recursos da Prefeitura do Recife, pagos com verbas federais.
Outras reportagens informaram que Jaciara e as filhas Tamira e Talita, também donas de creches, haviam recebido, até setembro de 2024, R$ 6,4 milhões da prefeitura e que, em conversas de grupos de WhatsApp, Jaciara, ligada ao partido Republicanos e ao ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, dizia fazer parte do projeto político de João Campos.









