Da Redação do Blog – Por 20 a 14, uma diferença de seis votos, a jornalista Miriam Leitão, do grupo O Globo, venceu o professor Cristovam Buarque, na quarta-feira (30), pela cadeira nº 7 da ABL (Academia Brasileira de Letras), que pertencia ao cineasta Cacá Diegues, morto em fevereiro. A votação foi realizada no prédio da Academia em urna eletrônica cedida pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro.
Comentarista de economia na TV Globo, GloboNews, CBN e jornal O Globo, Miriam Leitão, 72 anos, mineira de Caratinga (MG), é autora de 16 livros, incluindo reportagens e literatura infantil. O mais recente, “Amazônia na encruzilhada: O poder da destruição e o tempo das possibilidades”, de 2023, é resultado de extensa reportagem sobre os desafios para a preservação da floresta.
Com seis votos a menos, o pernambucano Cristovam Buarque, que mora em Brasília, engenheiro e economista, com mestrado na Sorbonne, em Paris, tem 33 livros publicados. Foi reitor da Universidade de Brasília, governador do Distrito Federal, ministro da Educação, senador, candidato à Presidência da República em 2006.