Do Metrópoles — Os ministros que mais tiveram acesso ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao longo de 2023 foram os que trabalham com o petista no Palácio do Planalto, seguidos pelos da Defesa, da Justiça e da área econômica.
Juntando audiências individuais e coletivas, como as reuniões ministeriais, Lula teve mais de 800 agendas com seu primeiro escalão ao longo de 2023, o ano inicial de seu terceiro mandato.
Enquanto alguns, como Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, e Rui Costa, da Casa Civil, tiveram mais de 100 reuniões com o presidente ao longo do ano, outros, como Celso Sabino (Turismo), Silvio Costa Filho (Esporte), Juscelino Filho (Comunicações), André de Paula (Pesca), e Anielle Franco (Igualdade Racial) não tiveram nem cinco oportunidades de falar diretamente com seu chefe em 2023.
Os dados sobre as reuniões de Lula com seus ministros foram apurados pela agência Fiquem Sabendo (FS), por meio da ferramenta Agenda Transparente, a pedido do Metrópoles. As informações baseiam-se nas agendas oficiais dos participantes dos eventos.