Por Ricardo Antunes – O CNJ afastou um juiz federal do Amapá sob suspeita de crime contra honra e prevaricação nesta terça-feira (29) até a conclusão de seu processo administrativo disciplinar, informa O Antagonista. João Bosco Costa Soares da Silva é investigado por favorecimento na concessão de um alvará de soltura a um ex-superintendente do DNIT, Odinaldo Oliveira, de quem seria amigo.
Relatório do corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, indica que a perícia realizada no celular de Oliveira revelou intensa comunicação entre ele e Soares da Silva.
O ex-superintendente do DNIT foi preso em 2019 por suspeita de corrupção em contratos para manutenção de estradas no estado.
DE FORA
Lula tem sinalizado a aliados que a deputada federal Gleisi Hoffmann deve seguir na presidência do PT até novembro do ano que vem, quando termina seu mandato. Desta maneira, Gleisi estaria fora do ministério do governo eleito, pelo menos na fase inicial.

MOTIVO
Um dos objetivos de Lula, segundo petistas, é evitar uma disputa interna no partido pela sucessão de Gleisi. Entre os cotados para assumir o comando da legenda caso ela deixe o posto estão os deputados federais José Guimarães e Márcio Macedo.
PELA PAZ
Interlocutores do Supremo na Esplanada dos Ministérios têm transmitido ao presidente a pressão que vêm recebendo de membros da corte para que o Bolsonaro desmobilize os manifestantes antes de deixar o governo.
PEDIDO
Um grupo mais chegado ao mandatário já sugeriu que ele agradeça a votação recebida nas eleições e a mobilização dos seguidores, mas diga que chegou a hora de lutar em outras frentes, ajudando a resistir no Congresso. Mas o presidente derrotado, por enquanto, se recusa a pedir que seus seguidores suspendam os atos.
SUCESSO
Livraria Leitura do Shopping RioMar ficou lotada com o lançamento do livro “1958: Como ganhamos a Copa da Suécia”, do jornalista pernambucano, Fernando do Rego Barros. Evento bastante prestigiado para lançamento da obra que mostra que a vitória brasileira resultou de um planejamento minucioso, nunca visto no futebol nacional.

SHOWS
A posse de Lula vai ter um festival com mais de 20 artistas. Dentre eles estão os pernambucanos Duda Beat e Johnny Hooker. Era muito importante que se detalhesse o custo de tudo isso.
E MAIS
Também foram confirmados Pabllo Vittar, Baiana System, Gabi Amarantos, Martinho da Vila, os Gilsons, Chico César, Luedji Luna, Teresa Cristina, Fernanda Takai, Marcelo Jeneci, Otto, Odair José, Tulipa Ruiz, Maria Rita e Valesca Popozuda.
QUESTIONAMENTO
O Ministério Público pediu a suspensão de doação de terreno do Espaço Ciência e questionou a motivação do Governo de Pernambuco em ceder um espaço avaliado em R$ 16 milhões, cultural e patrimonial, para duas empresas privadas.

ILEGAL
A procuradora Germana Laureano argumenta que “a alienação de bens imóveis públicos para a iniciativa privada depende de prévia licitação, não podendo haver doação de imóvel público a pessoa que não integre a Administração Pública”.
10 ANOS
Passou batido pela imprensa, mas neste ano completaram 10 anos da última derrota de Humberto Costa (PT) nas urnas. Ao longo de sua vasta trajetória política, Humberto disputou várias eleições, a maioria de forma até olímpica, como missão partidária. Seu último insucesso foi em 2012, após a implosão do PT com as prévias que tiraram a reeleição de João da Costa para prefeito do Recife.
EM ALTA
É verdade que de lá para cá, Humberto só encarou as urnas em 2018, quando se reelegeu senador. E também que ele muito prestígio junto ao presidente eleito, Lula da Silva.
FOTO DO DIA








