O Globo – O presidente Lula (PT) chamou a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, de “mulherzinha”. A fala foi feita durante o evento de abertura do Encontro Internacional da Indústria da Construção em São Paulo, na terça-feira (8).
Lula contou que, em janeiro de 2023, esteve em Hiroshima, no Japão, durante o fórum da cúpula do G7. Ele relatou que ouviu de Georgieva que “a coisa estava difícil para o Brasil”, que só cresceria 0,8% e aproveitou para criticar as previsões de um crescimento econômico baixo para o país.
E lá eu encontro com uma mulherzinha, presidente do FMI, diretora-geral do FMI, nem me conhecia. “Presidente Lula, você sabe que a coisa está difícil para o Brasil, que só vai crescer 0,8%”. Eu falei “você nem me conhece, eu não te conheço, como é que você fala isso?”. E a resposta veio no final do ano, o Brasil cresceu 3,2% — disse Lula.
Georgieva é búlgara e, antes de assumir o FMI, foi diretora-geral do Banco Mundial, entre 2017 e 2019. Ela é doutora em economia e mestre em economia política e sociologia pela Universidade de Economia Nacional e Mundial da Bulgária.
Esta não é a primeira vez que o presidente da República se refere a mulheres de forma machista. Em março, por exemplo, disse a parlamentares que tinha escolhido “uma mulher bonita” para comandar a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), fazendo referência a Gleisi Hoffmann (PT). Em janeiro, ele falou que “na maioria das vezes, os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres”.









