Da Redação do Blog – No último sábado (24), Kristina Baikova, vice-presidente de um banco da Rússia, faleceu após cair do 11º andar de um apartamento, informa o UOL. A morte da magnata de 28 anos se junta a uma série de fatalidades em circunstâncias suspeitas que têm sido alvo de investigações pelas autoridades russas. A agência de notícias Regnum divulgou a informação sobre o trágico incidente.
De acordo com uma fonte anônima citada pela agência, foi constatado que, na noite de 23 de junho, Baikova telefonou para um amigo de 34 anos e o convidou para uma visita no fim de semana. Por volta das 3h da manhã, ela caiu da janela e seu corpo foi encontrado próximo a uma das entradas do prédio onde residia.
Magnatas e Mortes suspeitas
A morte de Kristina Baikova é apenas mais um caso em uma sequência de falecimentos misteriosos envolvendo magnatas russos desde o início da invasão à Ucrânia. Muitos desses indivíduos criticaram abertamente a guerra. Em dezembro de 2022, o empresário multimilionário Pavel Antov faleceu ao cair da janela do terceiro andar de um hotel de luxo na Índia. Já em setembro do ano anterior, Ravil Maganov, então presidente da principal petrolífera russa, morreu após cair da janela de um hospital em Moscou.
Essa sequência de mortes de pessoas ricas na Rússia tem gerado especulações sobre a possibilidade de suicídios forjados, além de acusações de envolvimento do Kremlin nos casos. Nos últimos anos, um opositor de Vladimir Putin e um ex-espião russo foram envenenados, mas sobreviveram. Em ambos os casos, o governo russo foi acusado de ser responsável pelos ataques.
As autoridades russas estão conduzindo investigações sobre as circunstâncias dessas mortes suspeitas, buscando esclarecer os fatos e determinar se há conexões entre os casos. O clima de desconfiança e especulação em torno dessas mortes alimenta o debate sobre a segurança e a liberdade de expressão no país, bem como a atuação do governo russo em relação a seus críticos.