*Por Andre Beltrão – O Blog do Magno Martins, primeiro blog a ser criado em Pernambuco e o segundo em audiência, fez 14 anos na semana passada e recebeu os devidos parabéns de várias pessoas, jornalistas e políticos. Nada mais que justo. Magno é um jornalista trabalhador e competente. Tais credenciais, no entanto, não dão a ele o direito de copiar “matérias” de outros blogs e postar como se fosse dele. É um truque que revela preguiça e pouco apreço pelo jornalismo “sério e isento” que diz praticar.
Essa prática de usurpar e copiar textos já publicados, infelizmente, é muito comum em Pernambuco. Ao noticiar uma informação dada por um Blog local muitos jornalistas não dão o devido crédito, e ainda copiam o texto. Literalmente.
Nas redações do Centro, Sul e Sudeste do país essa prática boba e picareta foi abolida há mais de duas décadas. Mesmo os grandes jornais dão os créditos quando descobrem algo dado primeiro na concorrência. A Folha cita o Estado, O Estadão cita o Globo, O Antagonista cita o Estado de Minas e por aí vai.
No caso mais recente em Pernambuco, Magno em seu blog divulgou a matéria “Apreendido menor que executou Defensor Público”, publicada às 17h33, no último sábado (11), copiando uma do Blog de Noelia. Como você pode observar no print, meia hora antes Noelia republicava a informação já em suas redes sociais. Onde divulgou que o menor detido no mesmo dia cometeu um latrocínio na morte do Defensor Público aposentado Levi Borges- assassinado na tarde da última quinta-feira em frente a um condomínio de luxo na Reserva do Paiva, Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco.
Magno copiou o texto por inteiro e na maior “cara de pau” tirou a parte “Blog da Noelia Brito” e botou”fontes extraoficiais”. Pode isso, gente? Claro que não.

Também não foi ele quem revelou, no dia seguinte, que a intenção do jovem executor de Levi Borges era apenas roubar o carro. A informação foi dada por Noelia Brito, após conseguir com exclusividade o depoimento da mãe do menor, no dia 12. Dessa vez, sem copiar o texto, Magno divulgou no mesmo dia, minutos depois, como se estivesse mais uma vez conseguido por suas fontes. Pior: errou ainda mais divulgando uma inverdade ao dizer que o carro seria vendido para comprar drogas.
O adolescente, na verdade, não disse nada disso. O que foi dito realmente pelo jovem é que o carro foi encomenda de um traficante e o veículo seria trocado por uma quantidade de drogas, conforme revelou antecipadamente o Blog de Noelia Brito (veja aqui).

Magno conquistou seu espaço com talento e muito trabalho. Certamente deve ter sido um erro de algum estagiário mas isso precisa ser colocado para que não mais o ocorra. É coisa pequena, boba, sem sentido algum
O nosso blog aproveita para transmitir os parabéns pelos 14 anos do Blog do Magno Martins e desejar que nesse décimo quinto ano o mesmo esteja maduro para dar o devido crédito quando publicar uma matéria e uma informação que não foi de sua equipe. Vale o mesmo para o Blog de Jamildo, o Blog de Silvinho e tantos outros.
Afinal, é com essa seriedade e compromisso com a verdade que se faz o nome de “Bom Jornalismo”. E humildade e canja de galinha não fazem mal a ninguém.
____________________
*Andre Beltrão é jornalista formado pela UFPE e com passagens por diversos veículos entre os quais a TV Verdes Mares (Globo)







