Por André Beltrão — O transporte escolar oferecido a estudantes da rede estadual vem passando por mudanças em alguns municípios, mas nem sempre com o objetivo de proporcionar melhorias para os alunos. Veja o que está acontecendo na cidade de Tabira, por exemplo. Segundo uma fonte que atua ativamente na política da cidade, o Governo de Pernambuco, em parceria com a prefeitura local, está promovendo a substituição da empresa atual que realiza esse transporte há 2 anos sem nenhum fato que a desqualifique.
O problema é que a nova empresa, Fênix Prestação de Serviços e Locações LTDA, tem sido alvo de críticas e suspeitas de acordos políticos. O que está sendo comentado na cidade é que ela teria sido escolhida por supostamente ter relações comerciais com o esposo da atual prefeita Nicinha Melo (PP), não pela melhoria da qualidade do serviço. Esposo de Nicinha Melo, Dinca Brandino também é ex-prefeito do município.

As informações são de que a prefeitura estaria assumindo o transporte da rede estadual. No site oficial da prefeitura, no entanto, não consta nenhuma informação quanto à realização de licitação, que por lei deve ser publicada para a participação de empresas interessadas. Essa mudança está sendo realizada de forma ilegal, sem o devido processo licitatório.
Nesse caso, o que se sabe é que foi realizado um procedimento de chamamento público, e dele só teria participado uma única empresa. Coincidência ou não, justamente a que já tem contrato com a prefeitura.
Estamos tentando contato com a assessoria da prefeitura, mas até o momento não tivemos resposta. Esta matéria poderá ser atualizada.









