Da redação do blog – A divulgação de uma licitação aberta pela prefeitura provocou reações em Arcoverde, no Sertão. É que o prefeito Wellington da LW (MDB) autorizou a compra de mais de R$ 300 mil em mudas de plantas. O problema, segundo a bancada de oposição na Câmara de Vereadores, é que há no município um estoque com 3 mil unidades doadas pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).
Isso mesmo. Mesmo com plantas no estoque, o poder público quer comprar mais. O pregão eletrônico foi para as ruas, deixando a oposição na Câmara de prontidão. Para os parlamentares, gastar R$ 302 mil nesse processo é uma “afronta”, em um momento em que a cidade passa por dificuldades financeiras.
Em entrevista exclusiva ao blog, a vereadora Célia Galindo questionou a compra das mudas, enquanto o município sofre com ruas esburacadas, postos de saúde sem remédios e ônibus do transporte de pacientes fora de domicílio com defeito.

“É muita falta de sensibilidade com a população. Gastar tanto dinheiro para comprar plantinhas, quando a fome bate na porta do povo pobre e a saúde anda um caos, é no mínimo vergonhoso”, declarou.
A parlamentar disse que não é contra a área verde que será criada na cidade. Ela acredita que a prefeitura poderia fazer uma campanha de adoção de praças ou procurar os órgãos públicos, como o IPA, para conseguir mais mudas.
Ela disse ser defensora do meio ambiente, mas lembrou que o município vive um clima de semiárido e a vinda do El Niño prevê uma forte seca que poderá exigir ainda mais gastos da prefeitura com água, já tão escassa.
“Temos que fazer essa economia. Além disso, há o grande custo com água de carro-pipa em Arcoverde”, afirmou.
O Blog entrou em contato com a prefeitura. Assim que receber a resposta, vai atualizar a matéria, ouvindo o Outro Lado.