Do Brasil de Fato — Um homem em um Eco Sport branco atropelou manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Recife (PE), na manhã desta terça-feira (15). Dois militantes foram atingidos pelo carro. Gideone Sinfrônio de Menezes Filho, de 67 anos, se feriu gravemente e está em coma. De acordo com os sem-terra, as duas rodas passaram por cima do seu abdômen. Desacordado e com uma fratura exposta, ele foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da avenida Abdias de Carvalho.
Morador do acampamento Barreirinhas, da cidade de Goiana (PE), Gideone foi transferido para o Hospital da Restauração, a principal emergência da cidade.
Descrito por militantes do MST como um homem barbudo e careca, o motorista não prestou socorro e fugiu pela contramão. Fotos registraram a placa do seu carro.
“Foi um ato de intolerância, sendo que a marcha está com apoio da Polícia Militar, da Companhia de Trânsito do Recife. Foi literalmente uma tentativa de homicídio. Estamos rezando para que nosso companheiro sobreviva”, afirma Paulo Mansan, da direção nacional do MST em Pernambuco. “Foi horrível. Algo impressionante e que causa profunda indignação”, diz.
O outro sem-terra atropelado, Samuel Scarponi, é dirigente estadual do movimento e teve ferimentos no braço. “Estamos seguindo nosso combinado de andar só nas faixas que foram acordadas”, ressalta indignado, ainda sujo de sangue, em relato na rede social da integrante do MST e deputada estadual Rosa Amorim (PT-PE).