Com informações de O Globo — O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, reagiu com dureza neste domingo (22) aos bombardeios americanos contra instalações nucleares do país, autorizados pelo presidente Donald Trump. Em entrevista coletiva em Istambul, à margem da reunião da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI), o chanceler acusou EUA e Israel de “explodirem” qualquer possibilidade de acordo diplomático e prometeu uma reação firme.
“Não há linha vermelha que eles não tenham cruzado. A última, e mais perigosa, foi ontem à noite”, disse Araghchi, referindo-se ao ataque a três instalações nucleares — entre elas, a ultrassecreta Fordow, considerada o coração do programa atômico iraniano.
Segundo ele, o Irã vai se defender “por todos os meios necessários” e já convocou o Conselho de Segurança da ONU para uma reunião de emergência. “A República Islâmica do Irã continuará a defender sua soberania, segurança e povo”, declarou.
O chanceler também denunciou que os EUA e Israel destruíram as negociações com Teerã. “Israel acabou com os diálogos com os americanos no dia 13, e os EUA enterraram qualquer acordo com a Europa ontem”, disse Araghchi, que considera o bombardeio uma agressão direta à soberania iraniana.
A Guarda Revolucionária, braço militar do regime, já avisou: “Agora a guerra começou para nós”.