Do Estado de Minas – Dois imóveis históricos foram destruídos por um deslizamento de encosta na manhã desta quinta-feira (13/1) em Ouro Preto, na Região Central do estado.
Os imóveis ficavam na Rua Doutor Pacífico Homem, onde fica o Morro da Forca, no centro histórico. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil informou que eram edificações com patrimônio tombado.
Área é tombada pelo Patrimônio Histórico
“Os bombeiros foram acionados por volta 8h30 para fazer a vistoria do local. Nesse tempo, devido aos problemas estruturais encontrado, toda a área foi evacuada. Um pouco mais tarde, por volta de 9h10, houve o colapso”, informou a corporação.
Antes do desabamento, aproximadamente 500 metros para cada saída foram isolados e todas as pessoas foram evacuadas de suas residências, o que evitou um desastre ainda maior. “Conforme informações do local, ainda há uma instabilidade do talude. Se houver outro desmoronamento, há a possibilidade de um hotel e um restaurante serem atingidos”, informou a corporação.
Pouco antes do desabamento, a prefeitura de Ouro Preto divulgou, nos Stories do Instagram, um vídeo do coordenador da Defesa Civil do município, Neri Moutinho, informando que a rua, que fica na Praça da Estação, estava interditada. “Peço às pessoas que não transitem neste local. Há movimentação de massa. Nós já acionamos o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Ourotran e nosso geólogo para poder fazer a avaliação. É de grande proporção”, disse.
Imagens que flagram a destruição circulam nas redes sociais. A Defesa Civil da cidade havia isolado o local pouco antes do desabamento. Nos vídeos, é possível ver um imóvel de um pavimento e um casarão. A área atingida pelo desabamento fica a pouco mais de 300 metros, em linha reta, do Museu da Inconfidência.
Toda a área do Morro da Forca pode ser atingida ainda.
A rede elétrica foi atingida. É possível ver o cabeamento arrebentando e soltando faíscas. Alguns pontos da cidade ficaram sem luz.
Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós-graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelos principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
Por Luiz Roberto Marinho – Empresário, ex-vereador de Belo Horizonte, ex-deputado estadual em Minas Gerais, Iran Barbosa, 42 anos, um dos investidores da SAF (Sociedade Anônima de Futebol)...
Da Redação do Blog - Pelo menos 24 pessoas morreram em enchentes causadas por tempestades no Texas, onde equipes de resgate buscam por desaparecidos, incluindo 23 meninas de...
Do Diario de Pernambuco - Com a chuva que atingiu o Grande Recife nas últimas horas, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou, na manhã deste...
Com informações do Jornal Nacional - Uma operação da Polícia Civil de Minas Gerais prendeu 15 suspeitos de fraudar empréstimos bancários. Gerentes de bancos aplicavam golpes em clientes...
Da Redação do Blog – Vídeos postados nas redes sociais por moradores contestam “o choque de gestão” do prefeito de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, Severino Ramos...