Da Redação do Blog – A morte do Papa Francisco deve reativar público para assistir ao filme O Conclave (2024), do diretor alemão Edward Berger, que concorreu a oito indicações ao Oscar no mês passado, vencendo a de melhor roteiro adaptado.
O filme, estrelado pelo ator inglês Ralph Fiennes, numa atuação soberba, conta a história da disputa em torno da escolha do novo papa. Com a morte do papa atual, é convocado um conclave, organizado pelo personagem interpretado por Fiennes, que é a reunião em que cardeais, a portas fechadas, escolhem o novo pontífice. Esse evento é o que dá nome ao filme.
O filme cria um cenário que se passa nos bastidores da disputa pelo papado, em que cardeais entram em confronto com o objetivo de conquistar o poder. Nesses bastidores, são mostrados grupos. De um lado, tradicionalistas e do outro, progressistas. Do lado mais conservador, encontra-se o Cardeal Tedesco, que critica o abandono do Latim na missa. Já do lado liberal, há o Cardeal Bellini, que defende pautas progressistas, como a ordenação de mulheres.
Esses grupos estão confinados e proibidos de ter contato com o mundo exterior para que não sejam influenciados em sua escolha. Ao final desse período, eles se direcionam até a Capela Sistina para depositar o seu voto em uma urna. O cardeal que obtiver a maioria é nomeado o novo Papa.
Fora dos principais nomes que compõem as lideranças dos grupos, está o cardeal Benitez. Ele foi ordenado diretamente e em segredo pelo Papa por atuar no Afeganistão e ser muito arriscada qualquer ação que chamasse atenção.
Ele é apresentado como um homem que se preocupa muito com a fé, em contradição aos outros cardeais que depositam mais energia na disputa pelo poder.
A sua escolha como o novo papa polemizou por Benitez se revelar , nas cenas finais, intersexo, termo que substituiu “hermafrodita”, considerado obsoleto e pejorativo pela comunidade intersexual. Críticos disseram que o filme fez uma caricatura dos tradicionalistas como perversos e gananciosos e apontou os liberais como bondosos e bem intencionados.
O Conclave ganhou diversos prêmios em diferentes eventos pelo mundo: Globo de Ouro, AFI, BAFTA de Cinema, AACTA International Award, Critics’ Choice Award, Designers Guild Award e ADG Award.









