Por Luiz Roberto Marinho — Elevadores sem circulação de ar adequada, instalações elétricas problemáticas, mofo nas paredes, infiltrações na brinquedoteca, inundação de chuvas nas áreas de lazer, assaltos nas proximidades: estes são alguns dos problemas dos moradores dos 148 apartamentos das duas torres do exclusivo condomínio Mirante do Cais, erguido pela construtora Moura Dubeux no Cais José Estelita, no bairro de São José, ao preço em torno de R$ 3,8 milhões cada um.
Instalado há quatro meses em um dos apartamentos, um dos moradores relata dois assaltos, na quinta-feira (13), embaixo de um dos viadutos próximos, passagem obrigatória para o Mirante do Cais. Num deles, o carro blindado de um morador escapou, mas no outro o filho de outro morador levou coronhadas e teve o automóvel roubado. Um enorme buraco na via obriga os veículos a reduzirem a velocidade, quando ocorrem os assaltos.
O condomínio do Mirante do Cais enviou ofício ao 18º Batalhão da Polícia Militar solicitando reforço no policiamento ostensivo na área dos viadutos e solicitou à Moura Dubeux que peça autorização da Prefeitura do Recife para tapar o buraco. Segundo alguns compradores, entregues os imóveis do Mirante do Cais, a construtora reluta em atender suas reivindicações para consertos das falhas e melhoria na segurança.

Com apartamentos entre 227m² e 268m², o Mirante do Cais é uma das obras da Moura Dubeux que deflagrou em 2014 o Movimento Ocupe Estelita (MOE), cujos protestos e ações judiciais alteraram o projeto de construção de 13 prédios de 40 andares no Cais José Estelita, em frente à Bacia do Pina, conseguindo reduzir a quantidade e o gabarito dos imóveis.
Maior construtora residencial do Nordeste e uma das 17 maiores do país, renomada por imóveis de alto padrão, a Moura Dubeux viu os compradores se rebelarem, mês passado, e não aceitarem a entrega das chaves do Edifício Summer Residence, na praia do Cupe, no Litoral Sul, por obras de infraestrutura inacabadas. Assim como no Mirante do Cais, os moradores do Summer Residence se queixaram de defeitos na construção.
O OUTRO LADO
Tentamos ouvir a Moura Dubeux, sem sucesso. O espaço segue aberto a manifestações e a reportagem pode ser atualizada a qualquer momento.
Matéria relacionada:
Moura Dubeux perde e terá de concluir obra do condomínio Summer Residence, em Muro Alto