Do G1 — Mensagens que seriam ordens de uma facção criminosa a líderes de torcidas organizadas no Ceará circulam na internet. O grupo criminoso teria ordenado a proibição de brigas entre torcedores do Ceará e Fortaleza. As mensagens chegaram ao conhecimento do Ministério Público do estado (MPCE), que investiga o caso.
Neste domingo (8), aconteceu o primeiro Clássico-Rei de 2026. Antes da partida entre Ceará e Fortaleza, torcedores se envolveram em brigas generalizadas em diferentes pontos da capital. De acordo com a Polícia militar, cerca de 350 pessoas foram capturadas, entre adultos e adolescentes, conforme apuração da TV Verdes Mares.
Além das mensagens, os presidentes de duas das maiores torcidas organizadas dos clubes cearenses gravaram vídeos renunciando aos cargos. Nas imagens, Weslley Paulo (conhecido como Dudu) e Anderson Xiboi afirmaram que não são mais líderes da Torcida Organizada Cearamor (TOC) e Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF), respectivamente.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará informou que a Polícia Civil do Ceará apura todas as informações de ações criminosas que chegam ao conhecimento das autoridades policiais. A SSPDS reforça que setores de Inteligências das Forças de Segurança do Estado auxiliam os trabalhos policiais.












