Por Luiz Roberto Marinho – A musa da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio, Karen Lopes, está no Recife em imersão cultural preparando-se para o enredo “A Nação do Mangue”, tema que a escola levará à Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2026.
O enredo, que celebra o movimento manguebeat, mergulha na força estética, política e social do povo pernambucano, celebrando nomes como Chico Science e Fred Zero Quatro, que uniram ritmos regionais, maracatu, rock e hip-hop, conectando arte, território e ancestralidade.
Na imersão, Karen visitou e postou que adorou o Museu Luiz Gonzaga, o Paço do Frevo e a Marina de Pernambuco, espaços que sintetizam a relação entre arte, natureza e identidade, pilares do conceito do manguebeat.
“Estar no Recife, pisando onde essa revolução cultural nasceu, me coloca em outro estado de consciência. ‘A Nação do Mangue’ é sobre vida coletiva, resistência e verdade”, destacou ela. “Manguebeat é movimento, é poesia, é protesto e eu precisava sentir isso de perto – ouvir, observar, respirar essa energia”, assinalou Karen Lopes.
Veja o vídeo:








