Da Redação do Blog – O novo superintendente da Sudene, Francisco Ferreira Alexandre, tomou posse, nesta segunda-feira (25), no Moinho Business, no Recife, anunciando que atuará para retomar as obras da Ferrovia Transnordestina entre Salgueiro, no Sertão, e o Porto de Suape, no Litoral Sul, causa da demissão do seu antecessor, Danilo Cabral.
“Não há essa discussão se tem disputa desse ou daquele estado. O que nós temos é um trecho que está mais avançado e o outro que está menos avançado. As análises e os projetos estão todos sendo encaminhados e é isso que nós vamos fazer no próximo período, conversando com o governo, dialogando com todos os estados’, declarou Fernando Alexandre..
Depois de dois anos na Sudene, o ex-deputado Danilo Cabral foi demitido no início do mês por pressão do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e do empresário Benjamin Steinbruch, dono da concessionária da Transnordestina, por insistir na conclusão do trecho até o Porto de Suape, paralelamente à ligação até o Porto de Pecém, no Ceará, cujas obras estão mais adiantadas.

O trecho até Suape, de 545 quilômetros, havia sido abandonado no governo Bolsonaro, mas voltou aos planos do governo com a gestão de Cabral na Sudene. Apenas 33% do trajeto foi construído, chegando até Custódia, no sertão pernambucano.
O PT de Pernambuco, via senador Humberto Costa, que havia indicado Danilo Cabral como compensação à derrota dele ao governo nas eleições de 2022, indicou também seu sucessor. Fernando Alexandre é suplente da senadora Teresa Leitão.
Nenhum governador compareceu à posse dele, nesta segunda-feira, assim como o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a quem a Sudene é vinculada, que foi representado pelo seu secretário-executivo, Válder Ribeiro.









