Por Ricardo Antunes — Habilidoso, inteligente e com excelente trânsito em todo mundo político e empresarial do país, Marcelo Antônio de Souza Mesquita é o que podemos chamar de fenômeno. O chamado “sef made man”, conceito que os americanos dão aos que se fizeram pelo próprio esforço e talento.
Com apenas 54 anos, o empresário Marcelo Mesquita, rouba a cena quando se trata de competência, trabalho e de um networking que poucos possuem.
Casado com Jacilene Mesquita e pai de Mickaell Anthony Mesquita e Marcelo Guilherme Filho, o empresário pernambucano vive praticamente em um avião. Ele pode estar no Rio, falando com o presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, como pode está discutindo os novos rumos de São Paulo com o governador Tarcísio de Freitas ou ainda visto num bate-papo descontraído com ministros do STJ e do STF.

Pode estar em uma rodada de negócios com empresários do exterior dispostos a investir no Brasil, ou sendo “cortejado” pela corte política de Brasília, lugar que ele transita muito bem há mais de 20 anos.
Marcelo vem de uma família de origem humilde, mas desde criança era obcecado por duas coisas: O trabalho e o sucesso, além de sua religiosidade e de uma imensa fé que faz de sua família o seu porto seguro. “Sem ela e o bom Deus eu não seria ninguém”, costuma responder quando alguém lhe pergunta sobre o seu refúgio.
Antes de viajar, ele faz questão de dar um abraço e um beijo em sua esposa e filhos, depois de comandar uma oração para que tudo dê certo e o bom Deus cubra de benção sua nova missão.
Depois disso, intrépido, notebook na mochila e com os últimos lançamentos de sua revista, hoje, reconhecidamente, uma das melhores do Brasil, Marcelo Mesquita se vai em busca de realizar a agenda da semana.
São inúmeros compromissos, almoços, jantares, encontros, todos eles apenas com um objetivo: Ouvir os que os maiores empresários e políticos pensam do país e as alternativas para que tenhamos um Brasil com menos desigualdade e com mais oportunidades entre todos.

Além de todo esse trabalho e de comandar uma equipe de mais de 15 colaboradores de todo Brasil, Mesquita tem ainda que decidir a agenda dos seus principais eventos que são uma marca registrada nas principais capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Recife e tantos outros.
Jovem e vencedor, Marcelo Mesquita, desde cedo tinha como admiração uma velha frase atribuída ao economista inglês, Adam Smith: “Só o trabalho produz riqueza”. “Realmente comecei muito cedo”, confessa.
E é isso que Marcelo Mesquita faz todo dia com absoluta fé e muito trabalho. Ele que tem ainda o dom de transitar entre a esquerda, a direita e o centro e o de ser amigo dos últimos presidentes da República.
Marcelo, na verdade, é um obcecado pelo Nordeste e pelo Brasil e guarda à sete chaves um segredo que não conta para ninguém: A capacidade da “onipresença” e de estar em varios lugares ao mesmo tempo.
Não exagero quando digo que é impossível se discutir os rumos da política e da economia do Brasil sem termos esse ator por perto dando sua opinião e falando de sua experiência.
Marcelo Mesquita conhece praticamente todo o país e sabe dos caminhos.
Conhece a arte do diálogo e sabe a importância do bom debate.
Reconhece que tudo tem uma razão de ser, sabe da importância da fé e, sobretudo, que é preciso caminhar e dar sua colaboração para um país e um mundo melhor.