Da Redação do Blog – Operação da Polícia Federal deflagrada nesta terça-feira (11) contra corrupção na rede de ensino do município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, cumpriu mandados de busca e apreensão no Recife e Paulista, na região metropolitana, recolhendo computadores, documentos, relógios, celulares e um SUV SW4, da Toyota.
No Recife, a chamada Operação Errata vasculhou uma empresa de fornecimento de material didático e em Paulista bateu na porta de um empresário de 47 anos, cujo nome até o momento não foi revelado, dono de uma gráfica. O veículo, os relógios e o celular eram dele.
A operação da PF apura o desvio de recursos do Fundo Nacional de Educação (Fundeb) em contratações da secretaria de Educação de Belford Roxo sem licitação para o fornecimento de livros didáticos. As investigações descobriram que apenas duas empresas fornecem, desde 2017, livros didáticos para a rede de ensino do município, que poderiam ser obtidos gratuitamente do Programa Nacional do Livro Didático do Ministério da Educação.
Segundo a Polícia Federal, constataram-se superfaturamentos, praticados com documentação falsa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Foram mobilizados 150 policiais federais, que realizaram prisões no Rio de Janeiro e em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e cumpriram 42 mandados de busca e apreensão também em Maricá, Búzios e Mesquita, no Rio de Janeiro, e em Fortaleza.









