Por CNN – O papa Francisco deverá ter alta do hospital de Roma neste domingo (23,) após cinco semanas de internação para tratar uma infecção respiratória, disseram os médicos em uma coletiva de imprensa neste sábado (22). (Veja o vídeo acima).
Por conta dessa notícia, dada nessa coletiva, a frente do Hospital Gemelli, em Roma, onde o papa está internado está lotada de fiéis e de repórteres. Aguarda-se que, a qualquer momento, Francisco deixe a unidade hospitalar.
Francisco, de 88 anos, foi internado no dia 14 de fevereiro devido a uma infecção respiratória que exigiu tratamento prolongado.
O pontífice precisará de dois meses de repouso no Vaticano após deixar o hospital, segundo um dos médicos envolvidos no tratamento do papa afirmou. Segundo esses profissionais da saúde, o pontífice “não está completamente curado e uma recuperação completa vai levar muito tempo”.

Durante o repouso no Vaticano, o papa deve evitar reuniões grandes com grupos que exijam maiores esforços, os profissionais acrescentaram.
Os episódios respiratórios de Francisco durante a internação exigiram que ele usasse ventilação mecânica não invasiva, que envolve colocar uma máscara sobre o rosto para auxiliar na passagem do ar pelos pulmões.
Na sexta-feira (21), o cardeal Victor Manuel Fernandez disse que o pontífice está recuperando as forças no hospital, mas deve “reaprender a falar” após prolongado tratamento com oxigênio de alto fluxo.
O cardeal, que é o chefe do escritório doutrinário do Vaticano, rejeitou as especulações de que o pontífice se aposentaria e disse que ele estava “voltando ao seu antigo eu”.
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, assumiu o comando da Santa Sé em março de 2013.
Ele marcou a história da Igreja Católica como o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo.
Primeira aparição pública
O papa Francisco apareceu neste domingo, 23, pouco depois do meio-dia (8h em Brasília), na janela do primeiro andar do hospital público Gemelli para saudar os fiéis e dar sua bênção, após a divulgação por escrito do texto da oração do Angelus (pela sexta vez consecutiva). Dezenas de pessoas se aglomeraram em Roma para ter a chance de ver o principal líder da Igreja Católica ao vivo. Trata-se do terceiro registro do pontífice desde o início de seu tratamento há 38 dias – um áudio ecoou na Praça São Pedro no dia 6 de março e uma foto foi divulgada em 16 de março.
Desde a internação em 14 de fevereiro, o papa foi visto pelo público apenas uma vez em uma foto divulgada pelo Vaticano na semana passada. A imagem mostra o pontífice rezando em uma capela do hospital. Francisco também chegou a gravar um áudio para os fiéis agradecendo orações pela melhora da sua saúde.
O papa geralmente oferece uma oração semanal neste horário na Praça de São Pedro aos domingos, mas não conseguiu fazê-la desde o início da internação.

Histórico de saúde
O papa Francisco sofreu diferentes problemas de saúde nos últimos anos.
Ele é particularmente propenso a infecções pulmonares após ter desenvolvido pleurisia quando jovem adulto, uma inflamação da membrana que reveste os pulmões. Devido à condição ele teve parte de um dos órgãos removida.
Em julho de 2021, o papa teve 33 centímetros do seu cólon removidos em uma operação de seis horas que visava tratar uma condição intestinal chamada diverticulite.
Já em 2023, Francisco foi internado em duas ocasiões diferentes. Em março, o líder da Igreja Católica foi levado ao hospital após reclamar que tinha dificuldade para respirar, e se recuperou rapidamente após receber antibióticos para bronquite.
No mês de junho, o pontífice passou mais nove dias hospitalizado para realizar uma cirurgia abdominal, a segunda na região em um período de dois anos.
O papa também usou uma cadeira de rodas nos últimos anos devido a dores no joelho e nas costas. Durante a internação neste ano, ele continuou com fisioterapia para ajudar na mobilidade.