Da Redação do Blog – Os brasileiros estão bastante pessimistas em relação à economia do país, segundo o estudo da Genial/Quaest, revelou que 49% dos entrevistados acreditam que a política econômica do Brasil está seguindo um rumo equivocado, um aumento de oito pontos percentuais em comparação com a pesquisa anterior.
Além de tudo, a pesquisa divulgada nesta quarta-feira (25) revelou uma queda na aprovação do presidente Lula de 60% em agosto para 54% em outubro deste ano. Esses resultados refletem uma mudança de opinião significativa em relação ao governo do presidente Lula.

Também existem significativas diferenças regionais de visão da realidade na percepção do rumo da economia. Entre os residentes no Nordeste, 57% acreditam que o Brasil está na direção correta, enquanto 55% dos residentes no Sul e 54% no Centro-Oeste avaliam que o país está no rumo errado.
A expectativa sobre o futuro caiu 9 pontos. Em agosto, 59% acreditavam em melhoria para os próximos 12 meses, agora caiu para 50%. Na opinião de 47% a inflação deve subir, assim como o desemprego, para 40%. Para 57%, os preços das contas já subiram, ao passo que 42% apontam alta nos preços dos alimentos e 43% nos preços dos combustíveis.
Apesar do crescente pessimismo em relação à economia, a avaliação do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, permaneceu inalterada. Ele continua sendo aprovado e desaprovado por 26% dos entrevistados.
A Quaest ouviu 2 mil pessoas de forma presencial entre os dias 19 a 22 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.
Matérias relacionadas
Índice de aprovação do presidente Lula cai para 54% em outubro, segundo pesquisa









