Com informações do O Globo
RIO – Enquanto tenta vender ativos para reduzir sua dívida, a Petrobras anunciou hoje um custo extra para seu caixa. A estatal terá de desembolsar US$ 700 milhões (cerca de R$ 2,6 bilhões) para a Vantage Deepwater Company e Vantage Deepwater Drilling por ter encerrado antecipadamente o contrato de uma sonda de exploração. A estatal alega que o afretamento da sonda, chamada Titanium Explorer, foi alvo de pagamento de propinas por ex-diretores das companhias há dez anos.
A decisão, segundo informou a Petrobras em comunicado, foi proferida pela Corte Federal do Texas , nos Estados Unidos, que julgou improcedente a ação proposta pela estatal com o objetivo de anular a sentença que havia sido proferida por um processo arbitral. A estatal já havia provisionado o valor em seu balanço referente ao quatro trimestre de 2018.
Segundo a Petrobras, o pagamento visa a encerrar a incidência de juros à condenação e permite acabar com o bloqueio cautelar de bens da Petrobras e suas subsidiárias na Holanda. Porém, a estatal já recorreu da decisão da Corte Federal do Texas. A companhia “segue adotando todas as medidas destinadas a resguardar os seus interesses”.