Com informações do Globo — A Procuradoria-Geral da República (PGR) está se preparando para recorrer da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que barrou a extradição do búlgaro Vasil Georgiev Vasilev, acusado de tráfico internacional de drogas. O motivo? Um impasse diplomático com a Espanha envolvendo o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio.
Segundo a PGR, o tratado assinado entre Brasil e Espanha em 1988 deve ser respeitado. A Espanha quer julgar Vasil por ter transportado 52 kg de cocaína para sua casa, em Barcelona, em 2022. Ele foi preso no Mato Grosso do Sul, em fevereiro, quando cruzava a fronteira do Paraguai para o Brasil.
Mas Moraes suspendeu a extradição afirmando que a Espanha descumpriu a reciprocidade prevista no tratado, ao negar a entrega de Eustáquio, foragido desde 2023 e investigado no STF por ameaças, perseguição e ataques à democracia. A justiça espanhola entendeu que o caso tem conotação política e por isso negou o pedido brasileiro.
A PGR vê risco de o Brasil quebrar acordos de cooperação penal ao misturar os dois casos, e avalia levar o recurso à Primeira Turma do STF.