Por Luiz Roberto Marinho – Alertados por denúncias de moradores, a Polícia Ambiental e fiscais da CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco) e do Ibama estiveram neste sábado (16) na antiga Vila dos Sargentos, em Boa Viagem, na Zona Sul, para investigar a derrubada de árvores pela Prefeitura do Recife para a construção do Conjunto Habitacional Vila da Aeronáutica, dentro do programa Minha Casa Minha Vida.
“Vamos fazer um cordão humano e não vamos permitir a destruição de árvores centenárias”, anunciou uma moradora de área vizinha à destruição. Outra moradora, dona Zilma, de 73 anos, lamentou a devastação. “Como é que acabam com uma área dessa, cheia de ninhos de passarinhos?”, indagou, perplexa. Um terceiro morador resgatou um timbu da área devastada.
Uma placa no local informa o nome da empresa destruidora, Ac Demolidora, e o prazo de 4 meses e 15 dias para limpeza total da área, ao custo de R$ 2,4 milhões, onde será erguido o conjunto habitacional.
Sediada no bairro do Curado, na Zona Sudoeste, a empresa diz ter mais de 30 anos no mercado e se declara, no site, “atuante nos diversos segmentos da construção civil, com especialização em demolições atendendo aos setores público e privado” – no caso, a Prefeitura do Recife.
OUTRO LADO
Tentamos ouvir sem sucesso a Prefeitura do Recife sobre a derrubada das árvores. O espaço está aberto a manifestações e a reportagem pode ser atualizada a qualquer momento.









