Por G1 – Um dos cinco galões de material radioativo que estavam dentro de uma picape e foram furtadas com o veículo no último domingo (30) na Zona Leste de São Paulo foi encontrado aberto na tarde desta sexta-feira (5) pela polícia.
Ele estava num desmanche de veículos roubados no Jardim Marilu, na mesma região da capital paulista. A tampa do galão estava próxima no mesmo terreno. A informação foi confirmada à reportagem pela delegacia que investiga o furto do produto e do automóvel.
Até a última atualização desta reportagem o 49º Distrito Policial (DP), São Mateus, também na Zona Leste, continuava procurando os outros quatro galões com material radioativo. O veículo ainda não foi localizado. Nenhum suspeito pelo crime foi identificado ou detido também.
Além da Polícia Civil, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações, que fica em Brasília, acompanha as apurações. O órgão foi informado do crime pela Medical Armazenagem Logística e Distribuição Ltda, com uma unidade em São Paulo e outra em Cajamar, na região metropolitana.
A Medical é a empresa responsável pelo transporte do produto, que foi retirado com a picape no Rio de Janeiro, chegou a São Paulo e seguiria para Curitiba, no Paraná, e Blumenau, Santa Catarina. Seus sócios confirmaram que o furto do seu veículo com o material radioativo ocorreu por uma falha operacional do motorista. Ao invés de ele levar o carro com o produto para uma das unidades da empresa antes de seguir para o Sul, decidiu deixá-lo na frente de sua residência, onde foi furtado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/a/j/7ynV2RT3OmuctLSal8Qg/whatsapp-image-2024-07-05-at-16.38.20.jpeg)
O que diz a CNEN
A Comissão Nacional de Energia Nuclear divulgou nesta quinta-feira (4) nota em seu site oficial para informar que o Germânio e o Gálio que estavam nos galões têm “risco radiológico muito baixo para a população e o meio ambiente”. De acordo com a CENEN, os elementos químicos não
“Esclarecemos que o material radioativo furtado com o veículo está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente. No entanto, a manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde”, informa a Comissão Nacional de Energia Nuclear.
“Por esse motivo, alertamos a população para, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e contacte imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também a Polícia”, continua o comunicado do órgão do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações.
“No momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo encontravam-se sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante”, termina a nota da CNEN.
Segundo a CNEN informou por meio de sua assessoria de imprensa, foram furtados cinco embalagens. Esse número também consta no boletim de ocorrência do caso.