Da Redação do Blog — No bairro Alto do Moura, em Caruaru, no Agreste, a Polícia Federal (PF) realizou uma operação na última quarta-feira (12), onde apreendeu cerca de 1.818 mil caixas de cigarros, totalizando aproximadamente 36 milhões de unidades.
Segundo a PF, essa apreensão é a maior feita este ano em Pernambuco e o valor estimado dos cigarros de origem estrangeira, comercializados no Paraguai, ultrapassa R$ 2,7 milhões. A perícia compareceu ao galpão e todo o material, incluindo um caminhão, foi apreendido.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/9/O/ROiz2BREOVyjEFZgAByQ/whatsapp-image-2023-04-13-at-08.07.32.jpeg)
“Neste tipo de prática criminosa tais infratores sempre estão ligados à sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e corrupção de agentes públicos. Há toda uma rede organizada por trás do contrabando quais sejam: fabricantes, depósitos, rede de distribuição e vendedor final. Cada mercadoria que entra no país sem recolher o devido imposto representa um produto a menos no mercado formal que deixou de ser vendido”, explicou a PF em nota.
Um galpão alugado de uma empresa situada no Distrito Industrial II, no Alto do Moura, foi o local onde os cigarros foram encontrados, sem a presença de qualquer pessoa. Os sócios da empresa que alugou o espaço já foram ouvidos pela polícia na Delegacia de Polícia Federal de Caruaru.
As investigações ainda estão em andamento com o objetivo de identificar os proprietários da carga de cigarros e responsabilizar todos os envolvidos, conforme mencionado em nota pela polícia.