Da Redação do Blog – A Prefeitura do Recife está derrubando árvores no Parque da Tamarineira, situada nas proximidades das Avenidas Norte, Rosa e Silva e da Rua Cônego Barata, sem que ainda tenha sido encerrada (transitada em julgado) ação de usucapião sobre a área que tramita na 4ª Vara da Fazenda Pública do Recife, denunciam advogados ao Blog.
A ação foi movida pela Sra. Valdelita Gomes, em litígio com a Santa Casa de Misericórdia, com a qual a Prefeitura fez permuta por terrenos no Pina, na Zona Sul, para construção do parque. Ela se declara dona do terreno, de 25.699,85 m², por tê-lo ocupado, pacificamente, por mais de 15 anos, o que caracterizaria o usucapião, conforme a ação.
A 4ª Vara da Fazenda Pública negou o usucapião, mas a Sra. Valdelita recorreu da sentença, alegando, entre outros argumentos, suspeição do juiz Djalma Andrelino Nogueira Junior, titular da 4ª Vara da Fazenda Pública. Como o processo ainda não cessou, as árvores não poderiam ser derrubadas, alegam os advogados autores da ação de usucapião.
A primeira etapa do projeto do Parque da Tamarineira foi concluída em julho do ano passado, com investimentos de R$ 7,5 milhões da Prefeitura. O projeto total ocupará uma área de 10,5 hectares com equipamentos como ponto comercial gourmet, quiosques, piscina, obstáculos para skate, tênis de mesa, entre outros itens, provocando redução da área verde e aumento da pavimentação, acusam ambientalistas.
Confira os vídeos da derrubada.
OUTRO LADO
Tentamos ouvir sem sucesso a Prefeitura do Recife sobre a derrubada das árvores. O espaço está aberto as manifestações e a reportagem pode ser atualizada a qualquer momento.