Por Raphael Guerra, no JC — A fase de audiências de instrução e julgamento dos cinco homens acusados de participação no latrocínio do juiz Paulo Torres Pereira da Silva, de 69 anos, foi concluída pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Jaboatão dos Guararapes. Nessa quarta-feira (27), o delegado responsável pela investigação foi ouvido. Também houve o interrogatório dos réus.
O processo agora entra na fase final. A juíza Roberta Barcala Baptista Coutinho determinou um prazo de cinco dias para a acusação, representada pelo Ministério Público, e para a defesa dos réus apresentarem as alegações finais por escrito. Após isso, com todo o processo em mãos, a magistrada deverá publicar a sentença. Como se trata de um crime de latrocínio, não há júri popular.

A primeira audiência de instrução aconteceu em 28 de fevereiro deste ano. Na ocasião, sete testemunhas de acusação, arroladas pelo Ministério Público, foram ouvidas em juízo. Já a defesa dos acusados substituiu as três testemunhas arroladas por declaração de conduta.
De acordo com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), respondem ao processo: Marcos Vinícius Santana da Silva, Kauã Vinícius Alves da Rocha, Yuri Romenique Alves da Silva, Alcides da Silva Medeiros Júnior e Esdras Ferreira de Lima.
Os três primeiros estão presos preventivamente. Os outros dois estão em liberdade provisória.