Da Redação do Blog – Jornalistas e advogados renomados no país discutem a liberdade de expressão, o direito à informação e o assédio judicial aos jornalistas a partir das 14h de hoje (segunda-feira, 9), nos Seminários Facto 2025, no Novotel Marina Recife, no Cais de Santa Rita, promovido pela empresa Facto Comunicação.
Ainda há tempo para as inscrições, que podem ser feitas pelo link https://shre.ink/ezx6 ou pelo telefone/WhatsApp (81) 993015623 e os contatos pelo e-mail seminário.factocomunicacao@gmail.com.
Os advogados Melillo Diniz, Luiz Mário Guerra, Lucas Mourão e Virgínia Veridiana e os jornalistas Roberto Cabrini, Tales Faria e Juliana Dal Piva participarão de três painéis e de apresentações especiais.
Haverá espaço, também, para a discussão dos rumos da economia pernambucana, com palestras e debates a cargo do secretário de Desenvolvimento, Guilherme Cavalcanti, do economista Eric Lisboa, da Secretaria do Tesouro Nacional, e do presidente da Empetur, Eduardo Loyo.
O primeiro painel, com início às 14h, abordará “Liberdade de Expressão, Liberdade de Imprensa e Constituição”, com palestras a cargo dos advogados Melillo Diniz, de Brasília, e Luiz Mário Guerra, do escritório Urbano Vitalino, do Recife.
O jornalista Tales Faria, do Correio da Manhã, detalhará no painel as nuances da cobertura do Congresso, falando sobre “Cobertura Política em Brasília: O que Mudou?”. A jornalista Jô Mazzarolo, ex-diretora da Rede Globo Nordeste, será a mediadora.

A mediação do painel seguinte, às 15h30, será do presidente da Fiepe (Federação das Indústrias de Pernambuco), Bruno Veloso, sobre “Perspectivas para o Desenvolvimento de Pernambuco”, palestra que fará o secretário Guilherme Cavalcanti.
Participarão do painel o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, que detalhará os “Novos Rumos do Turismo”, e o economista Eric Lisboa, responsável pelo tema “Responsabilidade Fiscal – Política e Comunicação”.
A liberdade de expressão volta ao seminário, que abordará também o assédio judicial ao jornalismo no próximo painel, a partir das 17h30. “ O Novo Mapa da Liberdade de Imprensa: As Novas Teses do STF Que Vão Impactar no Jornalismo” serão o tema do advogado Lucas Mourão, especialista em Direito Digital.
Os vários casos de assédio judicial a jornalistas serão relatados no painel pela advogada Virgínia Veridiana, formada pela USP, que abordará “As Razões Para O Ajuizamento da ADI Do Assédio Judicial: Casos Históricos”. O advogado Almir Reis será o moderador.
Os Seminários Facto 2025 serão encerrados, a partir das 19h, com duas palestras especiais: a primeira, da jornalista Juliana Dal Piva, detalhará suas investigações sobre o assassinato, pela ditadura militar, do ex-deputado Rubens Paiva, tema do premiadíssimo filme “Ainda Estou Aqui”.
Repórter do Centro Latino-Americano de Investigação Jornalística (CLIP), Juliana faz no seminário o primeiro lançamento no Nordeste do seu livro “Crime Sem Castigo: Como os Militares Mataram Rubens Paiva”, editado em fevereiro.
A palestra final, marcada para 19h30, caberá a Roberto Cabrini, da TV Record, um dos mais famosos jornalistas investigativos do país, que irá contar algumas de suas investigações em “Minhas Grandes Reportagens”.
Não perca esta rara oportunidade. Inscreva-se, participe.
SERVIÇO:
📅 Data: Segunda-feira, 09 de junho de 2025
📍 Local: Novotel Recife Marina
🔗 Inscreva-se: https://shre.ink/ezx6
📞 Contato:
- Email: seminario.factocomunicacao@gmail.com
- Tel/Whatsapp: (81) 9 9301-5623