Por Ricardo Antunes — Sem brilho, sem solução de problemas administrativos frequentes, a administradora de Fernando de Noronha, Thallyta Figuerôa, no cargo desde o primeiro dia da gestão de Raquel Lyra, é mais uma do grupo histórico da governadora que é demitida, na terceira troca de secretários em menos de um mês.
Desde 31 de dezembro, deixaram os cargos os secretários de Relações Internacionais, Fernando Holanda, e o da Educação, Alexandre Schneider. Ocupante de cargos estratégicos na Prefeitura de Caruaru na gestão de Raquel, Thallyta será substituída em Noronha pelo biólogo e advogado Walber Santana.
Ao longo de mais de dois anos, Thallyta acumulou uma série de revezes junto aos próprios ilhéus, que a acusam de não ter a menor aptidão para o cargo, a ponto de não haver construído uma agenda positiva sequer para que Raquel Lyra visitasse a ilha, reduto que lhe deu mais de 60% dos votos.

Atrasos na obra de ampliação do aeroporto local, que continua não permitindo o pouso de jatos, e atritos em excesso com o Conselho Distrital, que reúne moradores eleitos pelo voto direto, estão entre as razões da demissão de Thallyta, comemorada com euforia por boa parte dos ilhéus, ontem à noite, inclusive com memes nas redes sociais.









