Com informações da Assessoria — A governadora Raquel Lyra (PSDB) visitou, nesta quinta-feira (12), a Refinaria Abreu e Lima, no Complexo de Suape, para acompanhar de perto o andamento da obra de ampliação do chamado “Trem 2”. O projeto, que integra a retomada dos investimentos anunciada ainda em janeiro com o presidente Lula, vai duplicar a capacidade de processamento da planta, que deve saltar para 260 mil barris por dia até 2029. A vice-governadora Priscila Krause também esteve presente.
“Estamos com a planta mais moderna e sustentável do Brasil. Esse investimento bilionário da Petrobras impulsiona Pernambuco com desenvolvimento e inclusão”, destacou Raquel.
A obra, que já iniciou as etapas de licitação, deve gerar cerca de 10 mil empregos diretos e até 30 mil indiretos, sendo um dos maiores empreendimentos industriais do país em andamento.
O gerente-geral da refinaria, Márcio Maia, afirmou que uma das unidades deve entrar em operação ainda em 2026, antecipando parte da produção. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, reforçou a importância do projeto para a segurança energética do Brasil, e Armando Monteiro Bisneto, presidente de Suape, celebrou o avanço da refinaria, “uma das mais modernas do país”.
