Da Redação – Réu na Justiça em ao menos dois processos por crimes sexuais, o padre Airton Freire, de 68 anos, voltou a ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Português do Recife. A assessoria do religioso informou que ele “teve uma grave intercorrência na manhã de domingo (20)”.
No dia 14 de agosto, Freire Passou por uma cirurgia para substituição da válvula aórtica. Ainda segundo os assessores, o padre “teve um bloqueio atrioventricular total”.
Isso significa que houve, de acordo com os médicos, “uma complicação possível nesse tipo de cirurgia”. No caso do religioso, a equipe de profissionais de saúde optou pela colocação de um marca-passo provisório, “a fim de garantir o funcionamento do coração e a consequente manutenção da vida”.
Na nota divulgada para a imprensa, a equipe médica disse que “devido à complicação, avalia se ele precisará da implantação de um marca-passo definitivo a fim de garantir sua sobrevivência”.
Padre Airton foi preso em julho deste ano e ficou na cadeia, em Arcoverde, no Sertão, até que os médicos alegaram a necessidade da internação hospitalar.
Também no comunicado, os assessores afirmaram que “o quadro demonstra que o padre Airton Freire precisa de cuidados especializados por correr riscos sérios de morte se voltar ao ambiente prisional. É o que mostram os laudos médicos que serão encaminhados ao Poder Judiciário”.
Os advogados contratados pelo padre disseram que o “religioso é alvo de uma prisão preventiva injusta e desumana”. A nota é assinada pela assessoria de imprensa dos advogados Mariana Carvalho e Marcello Leal e Eduardo Trindade.
Veja nota na íntegra
O padre Airton Freire teve uma grave intercorrência na manhã deste domingo (20) e precisou ser novamente transferido para a UTI do Real Hospital Português.
O padre havia sido submetido na segunda-feira (14) a uma delicada cirurgia para substituição da válvula aórtica. No domingo, teve um bloqueio atrioventricular total, uma complicação possível nesse tipo de cirurgia e que, no caso do religioso, obrigou a instalação de um marca-passo provisório a fim de garantir o funcionamento do coração e a consequente manutenção da vida.
Devido à complicação, a equipe médica avalia se ele precisará da implantação de um marca-passo definitivo a fim de garantir sua sobrevivência.
O quadro demonstra que o padre Airton Freire precisa de cuidados especializados por correr riscos sérios de morte se voltar ao ambiente prisional. É o que mostram os laudos médicos que serão encaminhados ao Poder Judiciário. A defesa reitera que o religioso é alvo de uma prisão preventiva injusta e desumana.