Da Redação do Blog — Um evento da pré-candidata a governadora Marília Arraes (Solidariedade) em Tacaratu chamou a atenção no município. Tudo porque um comunicado emitido pela secretária municipal de Educação, Margarete Freire Rodrigues, em papel timbrado da prefeitura, convoca servidores para participarem do evento, marcado para 15h, ou seja, dentro do horário do expediente das repartições públicas.
“Como já é de conhecimento de todos, amanhã (hoje, dia 14), às 15h, teremos em Tacaratu a visita da nossa pré-candidata a governadora Marília Arraes e também dos candidatos a deputado estadual e federal. Dessa forma, devemos estar todos engajados, com presença garantida no encontro e contamos com vocês para mobilizarem toda sua equipe, principalmente os contratados para que haja uma participação efetiva no evento. Vamos apoiar e fortalecer o nosso prefeito”, diz a nota, assinada pela secretária de Educação, Margarete, auxiliar direta do prefeito Washinton (MDB).
A realidade é que é muito comum, em campanhas eleitorais, que os servidores municipais compareçam a eventos para dar volume aos grupos políticos. Isso ocorre especialmente com cargos comissionados e terceirizados ligados à gestão, que busca emplacar seus candidatos. No geral, ocorre à noite, mas a depender da conjuntura (e do desespero), esses agentes são convocados até para panfletar e segurar bandeira durante o dia mesmo. Não deixa de ser uma prática reprovável, mas inegavelmente ela faz parte do sistema e a Justiça Eleitoral não tem como fiscalizar todos os municípios, bairros e ruas onde ocorre.
Confira o comunicado:
