Por Blog Noelia Brito – O secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti, tenta ensinar o prefeito do Rio de Janeiro a resolver o problema da violência mandando visitar a cidade de Medelin, na Colômbia. Cavalcanti é uma espécie de garoto propraganda de um equipamento de custo milionário chamado Compaz , importado da Colômbia.
O Compaz é a principal política pública de combate à violência, adotada pela Secretaria comandada, há anos, por Cavalcanti. Um Compaz chega a custar mais de R$60 milhões. Já sob o comando de Cavalcanti e apesar dos compaz, em 2021, Recife aparecia como a 37ª cidade mais violenta do Mundo, segundo levantamento do Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal do México, num levantamento com as 50 cidades mais violentas do mundo.
Dados do Instituto Fogo Cruzado apontam que no primeiro semestre de 2023, o Recife era a cidade com maior número de tiroteios, com dois bairros entre os de mais ocorrências: Várzea e Iputinga. Já os Compaz foram construídos nos Bairros de Alto Santa Terezinha, Cordeiro, Caangá e Joana Bezerra. No Portal Compaz não há dados informando as razões para escolhas desses bairros nem dos índices que apontem um efetiva diminuição na violência onde os Compaz foram construídos, mas em notas à imprensa, a Prefeitura afirma que a violência diminuiu nessas áreas.
O número de mortes do Recife(36,5 homicídios por 100 mil habitantes) é maior do que a capital carioca (21,2 homicíidios por 100 mil habitantes), mas Murilo Cavalcanti alega que com os Compaz teria salvado a vida de 3 mil recifentes. Com base em que dados, não se sabe.
Cobrado por comandar a Secretaria de Segurança da única capital do Nordeste que ainda não armou a Guarda Civil Metropolitana e uma das poucas do Brasil desarmadas(20 capitais já suas Guardas), Cavalcanti preferiu chamar o vereador Paulo Muniz , que o cobrou, de “medíocre”. A polêmica surgiu após a divulgação de contratações de seguranã privada armada por autarquias municipais.
“O sujeito é secretário da oitava capital mais violenta do Brasil(O Rio é 20ª) e tem coragem de querer dar conselhos aqui. Olha para o seu umbigo malandro”, disparou o prefeito do Rio, Eduardo Paes, contra cavalcanti, referindo-se ao ranking divulgado no 17º Anunário Brasileiro de Segurança Pública, de 2023.









