Da Redação do Blog — O sinal do 5G começou a ser liberado nesta segunda-feira (5) pelas prestadoras que adquiriram a faixa – Claro, Tim e Vivo – na licitação realizada no ano passado.
A liberação acontece de forma gradual nos bairros e foi autorizada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) na quinta (1º).
Até o dia 28 de novembro, quando vence a obrigação de instalação completa pelo edital, as prestadoras Claro, Tim e Vivo deverão ter no mínimo 63 estações de 5G ativadas no Recife.
Já possuem estações de 5G em operação as cidades de Brasília/DF, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Palmas/TO, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Paulo/SP e Vitória/ES. Fortaleza/CE e Natal/RN começaram a receber hoje o sinal, assim como Recife.
A faixa de 3,5 GHz é a que garante as melhores potencialidades da quinta geração.
Pelo atual cronograma, o 5G precisa ser ativado comercialmente, até 27 de novembro, nas demais 12 capitais que ainda não contam com a tecnologia. Nas demais cidades do país, a ativação acontecerá gradualmente, até 2029.
Para ter acesso à internet móvel de quinta geração, é preciso ter um celular habilitado para pelo menos um dos tipos de conexão: “standalone” (SA) ou “non-standalone” (NSA), a mais comum. Os aparelhos mais novos, em geral, já são habilitados.
Quem tem um celular da Apple precisa baixar uma atualização de software, que ainda será disponibilizada. Neste momento, também não está sendo solicitada a troca de chip.
O 5G oferecido atualmente por algumas operadoras utiliza frequências de 4G e antenas 5G, ou seja, não é o 5G puro.
Segundo a Anatel, quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências.
Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF. A Anatel informou que é preciso fazer o agendamento para a instalação dos novos equipamentos.







