Por Ricardo Novelino – O Recife começou esta quinta (13) sem o serviço de metrô, o que prejudicou muita gente. Seria uma novidade? Muito pelo contrário. A questão, agora, é que os servidores estão em greve. Deflagrada na noite de quarta (12), a paralisação dos metroviários é mais um fato para se lamentar no sistema em que poucos confiam. Até os velhos trilhos sabem que não é possível dizer com certeza quando e como os trens vão operar, diante da rotina de acidentes, panes de todos os tipos e, sobretudo, da falta de perspectivas diante de um sucateamento que avança a cada dia.
O Metrô do Recife tem 71 quilômetros de extensão, contando com a linha Diesel-VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Os três ramais principais (Centro – 1, Centro – 2 e Sul) formam 39,5 quilômetros de trilhos.
Diariamente, entre 5h e 23h, o sistema transporta mais de 200 mil pessoas entre a capital pernambucana e Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho.
No ano passado, último das gestões do ex-presidente Bolsonaro ((PL) e do ex-governador Paulo Câmara (PSB) se falou em negociação para Pernambuco assumir a administração do Metrô do Recife. Assim como as velhas composições, essa negociação emperrou e nunca saiu do lugar, de fato. A idéia do governo estadual era gerenciar o sistema a partir de uma concessão. Estudos foram concluídos no fim de 2021 e apontavam para o plano de o estado ficar com o serviço por 30 anos.
Em 2022, a gestão do PSB afirmava que, com esse processo de repasse da administração, seria possível pensar em investimentos na ordem de R$ 2,4 bilhões. Desse total, R$ 2,1 bilhões logo nos três primeiros anos do contrato. Mas nada saiu do papel.
Quando assumiu o governo, Raquel Lyra (PSDB) tinha certeza de que é preciso fazer algo com urgência para salvar o sistema. Outra idéia levantada era privatizar o serviço. Isso foi até planejado na gestão de Bolsonaro, mas, outra vez, jamais deixou de ser um mero projeto.
Agora, há informações de que o governo do PT já informou para Raquel que a possível privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) v ai passar por novos estudos. OU seja, vai demorar para acontecer algo de relevância.
Enquanto isso, os passageiros vão continuar pagando uma tarifa alta e convivendo com as péssimas condições. Teve de tudo no sistema. Incêndio, defeito na linha aérea, falta de trem, porta que não abre nem fecha e muitas goteiras em dias de chuva. Sem falar no risco de ser assaltado ou até de levar um tiro, como já aconteceu.
O Metrô do Recife é sinônimo de problema grave. A insatisfação dos trabalhadores do sistema chegou ao limite e eles decidiram pela greve, a primeira da CBTU no terceiro governo de Lula. Os metroviários não querem privatização e defendem o sistema estatal federal, como é hoje. O fato é que esse modelo já deu todos os sinais de esgotamento.
Para os passageiros, resta torcer para que os atuais gestores federais e estaduais entrem em sintonia, Seja com privatização, concessão ou qualquer outro tipo de solução, o velho serviço precisa de socorro e de investimentos pesados. E a população agradece.
Enquanto os metroviários fazem greve, os passageiros devem pensar em usar ônibus.
Como se não bastasse a greve no metrô, os motoristas de coletivos também fizeram protesto e fecharam a garagem de uma das empresas do sistema, ampliando a dificuldade do passageiro de conseguir transporte.
Com a greve do metrô, o Grande Recife Consórcio reforçou algumas linhas de ônibus, nesta quinta. São elas:
Linhas especiais entre os terminais integrados:
238 – TI Jaboatão/TI Barro
2481 – TI Camaragibe/TI TIP
858 – TI Joana Bezerra/TI Afogados/TI Barro
Já as seguintes linhas terão reforço na frota ou nas viagens para auxiliar nos deslocamentos dos passageiros:
200 – TI Jaboatão (Parador)
346 – TI TIP (Conde da Boa Vista)
232 – Cavaleiro
243 – Vila Dois Carneiros
2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista)
2480 – TI Camaragibe/Derby
166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol)
185 – TI Cabo
026 – TI Aeroporto/TI Joana Bezerra
115 – TI Aeroporto/TI Afogados
023 – TI Aeroporto/TI Tancredo Neves
168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
181 – Cabo (Cohab)/TI Cajueiro Seco
140 – TI Cajueiro Seco/Shopping
4123 – Três Carneiros Baixo (Cais de Santa Rita)
4133 – Três Carneiros (Cais de Santa Rita)
4137 – UR-11 (Cais de Santa Rita)