Por G1 – O empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, condutor do Porsche Carrera de mais de R$ 1 milhão que, na madrugada do último domingo (31), matou o motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana, após bater no carro dele, dirigia em alta velocidade, tinha sinais de embriaguez, voz pastosa e estava cambaleando, segundo testemunhas ouvidas pela Polícia Civil.
Um homem e uma mulher que viram o acidente prestaram depoimentos nesta terça-feira (2) no 30º Distrito Policial (DP), Tatuapé.
Eles relataram que trafegavam pela Avenida Salim Farah Maluf, na Zona Leste, quando o Porsche azul os ultrapassou e depois acelerou até bater na traseira do Renault Sandero branco.
Ele parou o carro e foi tentar ajudar Ornaldo, que tinha “sangue no rosto” e estava “inconsciente”.
Além de confirmar que o Porsche ultrapassou o automóvel onde ela estava em alta velocidade, a mulher falou também que Fernando “apresentava sinais de embriaguez, cambaleando, voz pastosa e não sabia dizer o que estava acontecendo. Só pedia para sair da frente dele”.
Ela ainda contou que Fernando e o amigo, que também estava no Porsche e tinha sinais de embriaguez, “em nenhum momento” prestaram socorro à vítima.
As duas testemunhas ainda afirmaram que a namorada e a mãe de Fernando, mais outras mulheres que compareceram depois do acidente, queriam retirar o motorista do Porsche e o amigo do local. A testemunha afirmou que ela, além outras pessoas que foram ver o que aconteceu, não deixaram.
“Só vão sair daqui após o outro motorista atendido pelo resgate”, falou à polícia a testemunha sobre o que disse na ocasião.
O acidente
Por volta das 23h de 30 de março, um sábado, Fernando foi com seu Porshce azul 911 Carrera GTS, ano 2023, , a uma casa de poker na Rua Marechal Barbacena, no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo.
Ele estava com um amigo, de 22 anos. Os dois deixaram o local depois das 2h do dia 31, quan
do o empresário acelerou e bateu na traseira do Renault Sandero EXP branco, ano 2017, que era dirigido por Ornaldo.
Câmeras de segurança gravaram a batida que ocorreu na Avenida Salim Farah Maluf, que tem limite de velocidade de 50 km/h (veja vídeo abaixo).
As imagens mostram o Sandero passando, o motorista pisando no freio para reduzir a velocidade, e depois surge o Porsche.
Em seguida ocorre a colisão traseira: o automóvel de luxo ainda ergue o carro do motorista de aplicativo, que bate num poste e é lançado na calçada. O Porsche também para depois. Ornaldo estava sozinho no carro. Ele chegou a ser socorrido com parada cardiorrespiratória e fraturas por uma ambulância dos Bombeiros, mas morreu ao chegar ao Hospital Municipal de Tatuapé. Tinha 52 anos.