Da Redação – Os trabalhadores do Metrô do Recife decidiram, finalmente, acatar uma ordem da Justiça do Trabalho e anunciaram que vão colocar toda a frota de trens nos trilhos nos horário de maior movimento. A nova medida começou a valer nesta sexta (18), mas não interfere na greve, que será mantida por tempo indeterminado.
A decisão dos metroviários foi anunciada depois de uma assembleia realizada na noite de quinta (17). Com isso, a categoria acatou a determinação do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6). O sistema deve operar das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h, com 100% da frota.
Os metroviários resistiam em cumprir a ordem, mas foram alertados para a multa de R$ 60 mil por dia. De acordo com o TRT-6, a penalidade será aplicada de terça-feira (15) até o dia do cumprimento efetivo da determinação judicial.
Em greve desde o dia 2 de agosto, os metroviários reivindicam reajuste salarial, elevação do piso da categoria para o nível 110 e retirada da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Programa Nacional de Desestatização (PND).
Na quinta, os trabalhadores chegaram ao Distrito Federal, onde realizaram um ato contra a privatização na frente do Palácio do Planalto.
A manifestação também contou com a participação de metroferroviários dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.