Da Redação – Quem depende de transporte público no Grande Recife deve ficar atento. Os trabalhadores do metrô ameaçam entrar em greve a partir desta quarta (2), por tempo indeterminado. O Sindicato dos Metroviários realiza uma assembleia-geral para discutir vários temas e tratar da paralisação do sistema, que é usado por cerca de 200 mil pessoas todos os dias.
Na semana passada, o metroviários cruzaram os braços por 48 horas, entre quarta e quinta. Eles “pegaram uma carona” na greve dos motoristas de ônibus e transformaram o serviço de transporte em um verdadeiro caos para a população.
Os trabalhadores do metrô exigem mudanças na administração, mais segurança, investimentos e, principalmente, a garantia de que o sistema não será privatizado.
Nas redes sociais, o Sindmetro-PE informou que participou de uma reunião virtual, na tarde de segunda (31), com a Secretaria-Geral de Diálogo da Presidência da da República.
“Após várias discussões sobre o Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025 e a retirada da CBTU do Plano Nacional de Desestatização, ficou acordado que para a discussão do nosso ACT é necessária uma reunião entre a CBTU, Sindicato dos Metroviários de PE, Sindicato dos Ferroviários do NE, e como mediadores a Secretaria de Diálogos e convidados, a SEST (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais), o Ministério do Trabalho e a Secretaria do PPI”, informou a entidade.
Ainda segundo o sindicato, essa reunião deve acontecer a longo desta quarta, antes da assembleia da categoria. O encontro para definir se haverá greve ocorrerá às 18h, na Estação Recife, localizada no bairro de São José, Centro do Recife.
Ele estava marcado, inicialmente, para a terça (1º), mas foi adiado para ampliar as chances de alguma negociação entre os metroviários e o governo federal.









