Por Raphael Guerra, do JC — Um casal de turistas argentinos foi agredido e roubado, no final da manhã desta quinta-feira (16), no Centro do Recife. Até agora, nenhum suspeito foi preso.
Os dois turistas chegaram à capital em um cruzeiro. Enquanto passeavam, eles foram surpreendidos por criminosos. Testemunhas contaram que a dupla de assaltantes chegou bastante agressiva e puxando o colar de ouro de uma das vítimas.
A abordagem aconteceu na Rua das Flôres, no bairro de Santo Antônio, bem perto do local onde outro casal de turistas alemães também foram abordados e agredidos em dezembro de 2022. Um deles morreu.
Comerciantes da localidade estão revoltados com o novo caso violência. Eles cobram mais policiamento.

“O casal de argentinos foi abordado, derrubado e roubaram o colar da mulher, que ficou ferida. Ontem (quarta-feira), duas turistas que saíram de um cruzeiro também foram derrubadas e roubadas, por volta das 13h. Estamos cansados de pedir ajuda à polícia e ninguém faz nada”, relatou um comerciante, que preferiu não se identificar.
O casal de turistas roubado foi socorrido pelos próprios comerciantes da localidade. Depois, foi levado por policiais militares de volta ao transatlântico, no Bairro do Recife.
Roubos cresceram em Pernambuco em fevereiro
Segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), 4.274 ocorrências foram registradas no último mês de fevereiro. Um crescimento de 13,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 3.369 roubos foram somados pela polícia.
Em média, 152 ocorrências foram registradas nas delegacias do Estado no último mês. Chama atenção também que o mês de fevereiro, com 28 dias, apresentou mais roubos do o mês anterior, com 31 dias. Em janeiro, a polícia somou 4.220 queixas.
O aumento, inclusive, não tem relação com os dias oficiais de Carnaval, que, segundo o governo estadual, tiveram redução de 50% em relação a 2020 (último ano de folia, antes da pandemia da covid-19).