Da Redação do Blog – Os desafios da cobertura política em Brasília, centro das decisões nacionais, são o tema de um dos jornalistas especializados na área mais respeitados do país, Tales Faria, no seminário sobre liberdade de expressão que a Facto Comunicação, do Recife, promove no próximo dia 9 de junho, no Novotel Marina Recife, no Cais de Santa Rita.
Tales largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília.
É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, “Todos os Sócios do Presidente”, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe liderada por Elvira Lobato que, em 1986, revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.
No comando da sucursal de Brasília da revista IstoÉ, sua equipe esteve em oito finais do prêmio Esso, incluindo a reportagem sobre o rompimento do sigilo do painel eletrônico do Senado por Antonio Carlos Magalhães e pelo senador José Roberto Arruda, que tiveram os mandatos cassados pelo episódio.
No portal iG, Tales Faria participou da equipe que revelou o escândalo da Caixa de Pandora, responsável pelo afastamento e prisão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, por recebimento de propina. Esteve no UOL desde 2019 até entrar no Correio da Manhã, retomado naquele ano.
Seminários Facto 2025:
📅 Data: Segunda-feira, 09 de junho de 2025
📍 Local: Novotel Recife Marina
🔗 Inscreva-se: https://shre.ink/ezx6
📞 Contato:
- Email: seminario.factocomunicacao@gmail.com
- Tel/Whatsapp: (81) 9 9301-5623
- Instagram: @facto.seminarios









