Por Ricardo Antunes — O ex-deputado e manda chuva do PL, Valdemar Costa Neto, está irritadíssimo com o presidente Jair Bolsonaro. Sabendo que ministros da ala militar do governo veem o PL como o melhor partido para abrigar o presidente, e crente de que Bolsonaro aceitaria o convite de filiação, o líder do PL gravou um vídeo abrindo “o coração e as portas do partido”. No entanto, não obteve nenhuma resposta do Planalto, e agora jura que se o presidente optar pelo PP em detrimento do PL, haverá “represália”.
Como vingança, o PL pretende ser menos leal ao Governo em votações na Câmara dos Deputados, ajudando a fazer pressão e até impondo derrotas em votações, se necessário.
No entanto, como um “bom partido do Centrão”, o PL não deixará de ser aliado do Planalto. Deve continuar na base, barganhando verbas e postos em troca de apoio, mas dificultando a vida dos articuladores do governo.
BOA VIZINHANÇA
Num paradoxal comportamento no G20, o presidente Jair Bolsonaro, que não se vacinou, defendeu políticas de imunização contra a Covid. Pelo menos, o mandatário aproveitou o evento para fazer uma política de boa vizinhança e se encontrou com o presidente Alberto Fernández pela primeira vez desde que o argentino assumiu a Presidência.

FAIR PLAY
Em tom de brincadeira, Fernández questionou por que Bolsonaro ainda não o havia parabenizado pela vitória da seleção argentina na Copa América neste ano. Bolsonaro respondeu: “Rivalidade só no futebol”.
FUTEBOL
Falando nisso, o mundo do futebol presta homenagens hoje ao aniversário do gênio Diego Armando Maradona. Na Argentina, o fim de semana será de comemorações do aniversário do jogador, com equipes entrando em campo vestindo imagens de Diego no uniforme.
HOMENAGEM
No Brasil, até o Rei Pelé parabenizou o craque, e na Itália, a cidade de Castellino Del Biferno, inaugurou uma estátua em sua homenagem.

RESCISÃO
O contrato da Alvarez & Marsal com Sergio Moro foi rescindido. O distrato foi assinado hoje, um ano depois de o ex-ministro ter virado consultor da empresa americana, e há 11 dias da filiação do ex-juiz ao Podemos.
AGENDA
Quando retornar ao Brasil na próxima semana, Sergio Moro terá logo de cara, em São Paulo, um jantar com os deputados Junior Bozzella, da cúpula do União Brasil, e Renata Abreu, presidente nacional do Podemos.
ENCONTRO
Já que o assunto é encontros, é bom ressaltar a reunião que o ex-presidente Lula e o ex-governador Geraldo Alckmin tiveram na casa do ex-secretário Gabriel Chalita, para estabelecer um canal de comunicação e para “discutir a realidade atual do Brasil”.
ADVERSÁRIO LEAL
O ex-prefeito Fernando Haddad também participou do evento. Haddad e Alckmin se reuniram três vezes neste ano para tratar sobre as eleições ao governo de São Paulo. Adversários históricos, os dois pretendem concorrer ao cargo mirando um inimigo em comum: João Doria.

MISSÃO
O senador Humberto Costa terá uma nova missão com o término da CPI da Pandemia. Ele recebeu pedidos para aconselhar informalmente os vereadores que conduzem a CPI da Prevent Senior em São Paulo.
INVESTIGAÇÃO
Costa, junto dos outros senadores do G7, se encontrará com os vereadores paulistanos e com os integrantes da força-tarefa do Ministério Público que investigam a ocorrência de crimes nos hospitais da rede Prevent Senior.
FOTO DO DIA:
